O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, se encontrou com o governador Paulo Câmara, que aceitou participar de debates sobre ações para a região.
Gilvan Silva:
Foto: Marina Meireles/G1
Durante a visita ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o ministro convidou o governador para participar do Conselho Deliberativo da Sudene e da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), criada pela Advocacia-Geral da União para discutir questões relacionadas à transposição do Rio São Francisco. Paulo Câmara aceitou participar dos dois grupos.
“Pernambuco é um dos estados receptores da obra de transposição do São Francisco. Essa conta é grande demais para qualquer um de nós, estados ou União, e há necessidade de repartição dos custos da operação. Há algumas divergências, mas é urgente que esse contrato seja celebrado”, afirmou Canuto.
A participação no Conselho Deliberativo da Sudene, por sua vez, tem o intuito de ampliar as discussões sobre o plano de desenvolvimento do Nordeste. “A nossa região precisa ter um olhar diferenciado, porque ainda há muito a se desenvolver”, disse o governador de Pernambuco.
A expectativa é que o encaminhamento do plano elaborado pelo conselho para o desenvolvimento da região Nordeste seja encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) até o dia 31 de maio.
Em relação à transposição, Canuto informou que a obra do Dique Negreiros, no Sertão, seja encerrada até o fim do primeiro semestre, permitindo o início do bombeamento do eixo norte.
Durante o encontro, estiveram presentes o secretário nacional de segurança hídrica, Marcelo Borges, o secretário da Casa civil de Pernambuco, Nilton Mota, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do estado, Fernandha Batista, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto, e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares.
Fonte; G1 PE