Na tarde de 08 de Junho em Recife, membros das comissões de Rajada o professor Geremias, acompanhado do Vereador Marquinhos Amorim e Júlio César de Izacolandia, foram recebidos pelo Deputado Antônio Coelho, ambas as comunidades pleiteiam as suas independências e poderá receber do Deputado a autoria do projeto de Emancipação, já que o processo poderá ser legitimado via membro da casa legislativa ou subscrito por 300 moradores, eleitores da região interessada.
Antônio Coelho, houve os anseios de cada comunidade, buscou entender os motivos que a tanto buscam tornarem independentes, sobre argumentos explicados pelo vereador Marquinhos e o representante Júlio César Monteiro de Izacolandia, que norteou os passos para que possa tramitar os processos de Emancipação, com parâmetros obrigatório em atender e preencher requisitos de viabilidade econômica, além de uma consulta popular, referendado o anseio da população diretamente interessada, ressalvadas a demanda da decisão democrática sobre a ótica da análise em todo município de Petrolina, que este decidirá os caminhos para Rajada e Izacolandia,
Caso aprovada ao Voto Sim, parteira para análise posterior da implantação do novo município, não seria para tanto um processo exaurido em vontade de um grupo interessado, mas da sociedade como todo. Neste sentido, uma análise de viabilidade já mencionada, marcaria o passo inicial, havendo legitimidade para apresentar projetos de Emancipação, Antonio Coelho, demonstrou interesse após explicações dos pares ali presente, pela acolhida em legitimar anuência na apresentação dos processos.
Izacolandia e Rajada, poderão ser apadrinhada pela força Política de Antônio Coelho e assim caminhar para suas emancipação política, social e econômica. Os desfechos dessa audiência poderá culminar realmente em plebiscito em conjunto com as eleições estaduais, já que ação impetrada pelas comissões junto ao TRE-PE, que já garantiu e requisitou das comissões que chegassem por Lá seis meses antes das eleições, que a casa de leis colocaria sim, dentro dos preceitos legais, a apreciação popular, já que a lei permite e legítima a vontade e expressão popular. Não resta então, após parecer do TRE,
Nem uma contradita da Assembleia, já que a casa de leis, já se pronunciou sobre o assunto. Com isso, mostrou força, direção e conteúdo do movimento de emancipação de Pernambuco. Neste cenário o clã sertanejo, Jovem deputado Antônio Coelho, não excitou-se em se prontificar a ajudar a comissão, no quer for pertinente ao desenvolvimento, já que representa a vontade da maioria. Agora é realmente esperar o andamento do processo.