Com o objetivo de diminuir as fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal informou que os brasileiros que receberam o benefício em conta digital deverão, a partir do dia 14 de março, atualizar o seu cadastro no Caixa Tem. A atualização de cadastro no Caixa Tem será fundamental para que o cidadão não fique de fora da nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial em 2021.
Para isso, o banco estipulou um calendário de atualização conforme o mês de nascimento do correntista. Confira as datas para atualizar o cadastro no Caixa Tem:
- A partir de 14 de março (domingo): podem atualizar o cadastro os nascidos em janeiro
- A partir de 16 de março (terça-feira): podem atualizar os nascidos em fevereiro;
- A partir de 18 de março (quinta-feira): podem atualizar o cadastro os nascidos em março;
- A partir de 20 de março (sábado): devem fazer os nascidos em abril;
- A partir de 22 de março (segunda-feira): podem atualizar o cadastro os nascidos em maio;
- A partir de 23 de março (terça-feira): podem atualizar os nascidos em junho;
- A partir de 24 de março (quarta-feira): podem atualizar os nascidos em julho;
- A partir de 25 de março (quinta-feira): podem atualizar o cadastro os nascidos em agosto;
- A partir de 26 de março (sexta-feira): podem atualizar o cadastro os nascidos em setembro;
- A partir de 29 de março (segunda-feira): podem atualizar os nascidos em outubro;
- A partir de 30 de março (terça-feira): podem atualizar os nascidos em novembro;
- A partir de 31 de março (quarta-feira): podem atualizar o cadastro os nascidos em dezembro.
Para fazer a atualização cadastral no Caixa Tem o beneficiário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar os documentos que serão solicitados: uma foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). A Caixa salienta que o envio deverá ser realizado totalmente pelo celular e não há necessidade de comparecer a uma agência. Veja as datas:
Segundo a Caixa, quem não fizer a atualização nesta etapa ainda vai receber o benefício normalmente. Porém, ao longo dos meses a condição pode se tornar obrigatória para receber o benefício.
Cliente Top
A Caixa esclareceu que a atualização não tem a ver com a opção “Cliente Top”, ícone que estava disponível também no Caixa Tem e foi removido para não causar confusão nos usuários. A opção Cliente Top é um cadastro para upgrade da conta, onde serão oferecidos outros serviços e poderá haver cobrança de taxa de manutenção. O produto ainda não foi lançado oficialmente pela Caixa Econômica Federal.
Somente em 2020 foram mais de 105 milhões de contas poupança digital abertas promovendo a inclusão de 35 milhões de brasileiros que não possuíam ainda uma onta bancária. Além do Auxílio Emergencial, o Caixa Tem foi utilizado para pagamento de outros benefícios sociais como o Saque Emergencial do FGTS, o Bolsa Família, Abono salarial PIS/PASEP e o Benefício Emergencial (BEm).
Bolsa Família vai receber o Auxílio no Caixa Tem
Mesmo sem poucas certezas ainda sobre os novos pagamentos do Auxílio Emergencial em 2021, uma coisa é certa: o benefício cairá na conta poupança do Caixa Tem para boa parte dos aprovados nessa segunda fase do pagamento. Se você já recebeu o benefício no ano passado, as nova parcelas devem ser creditadas na mesma conta que você já possui no aplicativo.
Caso você ainda não possua conta digital no Caixa Tem, saiba que a Caixa Econômica Federal realizará a abertura automática das contas para todos os cidadãos aptos a receber o benefício de acordo com as informações repassadas pelo Ministério da Cidadania.
Outra novidade nesta nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial é que cerca de 9 milhões de beneficiários do Bolsa Família irão receber o benefício em conta digital no Caixa Tem. Desde dezembro a Caixa vem redirecionando para o app os depósitos para pessoas que não possuíam nenhum tipo de conta bancária. No mês de fevereiro o grupo que vai recebeu o benefício em conta poupança digital foi formado pelos beneficiários com NIS final 3, 4 e 5, que se juntaram aos inscritos cujo dígito final do NIS é 6, 7, 8, 9 e 0. Estes últimos tiveram o pagamento transferido para o Caixa Tem nos meses de dezembro e janeiro.