A bancada da oposição em Petrolina, votou unida na sessão da terça, 16, da Câmara Municipal, contra o Projeto de Lei 003/2021 de autoria do poder executivo da principal cidade do sertão de Pernambuco.
O texto foi aprovado diante da folgada maioria do prefeito Miguel Coelho, MDB, na Casa, mas sem o aval dos quatro oposicionistas: vereadores Marquinhos do N-4 (Podemos), líder da bancada; professor Gilmar Santos (PT), Elismar Gonçalves (Podemos) e Samara da Visão (PSD).
A matéria altera dispositivos à Lei Municipal n.º 1.609, de 21 de dezembro de 2004, que institui a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública e dá outras providências. A mudança institui nova forma de cobrança da CIP em atraso, criando multa de 2% e juro de 1% para atrasos no pagamento do tributo.
Segundo o prefeito Miguel Coelho, o presente projeto de lei busca promover ajustes na forma de cobrança dos acréscimos moratórios da CIP mensal não paga no prazo para evitar duplicidade na cobrança de correção e juros de mora.
O vereador Marquinhos do N-4, do Podemos, apontou como inadequada a cobrança neste momento por parte do poder executivo municipal, visto que ainda se vive uma crescente crise econômica em consequência da pandemia da Covid-19, atingindo em cheio a população trabalhadoras e assalariada, muitos agora desempregados..
“Tem sido difícil para o cidadão ter recursos para o básico, diante da queda na renda, o avanço do desemprego e alta de preços em vários setores. Então no nosso entendimento, taxar a população com juros e multa quando existe uma pandemia vigente, não seria o momento e por isso a oposição se posicionou contrária. Como dissemos. se não for bom para o povo, seremos sempre contrários e iremos fiscalizar, apresentando uma alternativa que seja de acordo com o que a nossa população espera”. afirmou Marquinhos.
Confira a fala do vereador no vídeo abaixo postado no Canal Tribunna (youtube). Aproveitem e se inscrevam e curtam o post do canal que virá sempre com depoimentos exclusivos da cobertura política do poder legislativo petrolinense, entre outras pautas exclusivas da coluna Notícias do Parlamento do Portal Tribuna NE. Acompanhe e participe! Por- tribunanordeste.com.br