Os registros das eleições municipais de Petrolina desde a redemocratização do Brasil em 1984, mostra que os eleitores do maior colégio eleitoral do Sertão não são chegados a votar em candidatos apoiados pelo Governador do Estado. Até as eleições de 2020 já houve nove disputas, com quatro prefeitos sendo eleitos e seis assumindo os cargos. Três foram reeleitos e Fernando Bezerra Coelho, tem o maior número de mandatos, sendo prefeito por três vezes.
Em 1988 o candidato do então Governador Miguel Arraes era Diniz Cavalcanti, ele disputou a eleição e perdeu para Guilherme Coelho. Já em 1992 o então Governador Joaquim Francisco apoiou a candidatura de Henrique Cruz, não deu outra o candidato Fernando Bezerra Coelho que era o adversário do Governador venceu a eleição. Aí veio 1996 e o Governador era de novo Miguel Arraes, na disputa a chapa de 1988 e mais uma vez deu Guilherme.
Em 2000 Fernando Bezerra Coelho retorna ao comando da administração de Petrolina, seu principal adversário era Eduardo Coelho com o apoio do Governador Jarbas Vasconcelos. Jarbas perdeu de novo em Petrolina, Fernando foi reeleito em 2004 derrotando Osvaldo Coelho e Gonzaga Patriota. Em 2008 na era do Governador Eduardo Campos, Gonzaga Patriota com apoio de Campos perde para Julio Lossio.
Todo mundo pensava que o poderio de Eduardo somado ao de Lula seria suficiente para derrotar quem estivesse em sua frente, em Petrolina isso foi diferente e em 2012 o prefeito Julio Lossio é reeleito derrotando Fernando Filho. Um detalhe a mais nesse pleito de 2012, a chapa derrotada foi composta pelos filhos de Fernando e de Gonzaga. Apadrinhados é lógico pelo Governador Eduardo Campos, pela presidente Dilma e o chefe Lula.
Até que enfim um Governador ganha uma em Petrolina, já estamos em 2016 e agora é a vez de Miguel Coelho. Com o apoio do então Governador Paulo Câmara (PSB), Miguel é eleito prefeito de Petrolina com 38,80%. Paulo Câmara ajudou Miguel a derrotar Odacy Amorim candidato do PT de Lula, ainda Edinaldo Lima que era o candidato do então prefeito Julio Lossio. Paulo é até então o único Governador a eleger um prefeito de Petrolina.
Em 2020 foi fácil para Miguel chegar a reeleição, sem precisar de ajuda do Governador alcançou 76,19% dos votos. Agora é saber quem vai ser o candidato com apoio da Governadora Raquel Lyra, ainda se o governo terá força suficiente para emplacar uma candidatura. Lembrando que o atual prefeito Simão Durado, já se coloca como pré-candidato de oposição ao Governo do Estado. Enquanto isso, a oposição não tem se quer um nome definido. Via Didi Galvão.