É sempre assim. Nem se quer termina uma campanha política e logo já se discute a próxima, tanto que 2026 está sendo lembrando mais que 2024 para muitos políticos de Pernambuco. Prefeitos em final de mandato querem fazer seu sucessor já pensando como começar a campanha de deputado em 2026, muitos deles que ainda estão no primeiro mandato e vem trabalhando a reeleição para chegar forte nas eleições de 2026.
O principal nome na disputa pela reeleição em 2024 é o do prefeito do Recife, João Campos, todo mundo sabe que ele quer ser reeleito com expressiva votação e chegar bem na corrida pelo Governo do Estado em 2026. Pelo menos dois prefeitos do Sertão no segundo mandato têm nomes ventilados como prováveis candidatos a deputado federal em 2026, trata-se de Raimundo Pimentel de Araripina e Ricardo Ramos de Ouricuri.
Essa antecipação em mais de dois anos do debate eleitoral de 2026, tendo como pano de fundo as eleições de 2024, coloca nomes de prováveis integrantes das chapas majoritárias tanto do governo quanto de oposição. Lembrando ainda que a exemplo do que aconteceu em 2006, a disputa tem tudo para ser entre três candidaturas. A governadora Raquel Lyra, João Campos e o senador Humberto Costa.
Levando em consideração que a disputa seja apenas entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, ambos têm nomes de potenciais candidatos para composição da chapa majoritária. Outro fator a ser levado em consideração é: a aproximação da governadora com o presidente Lula, o que lhe colocaria em condições de igualdade para contar com aliados do Governo Federal para composição de sua chapa majoritária.
A governadora Raquel contaria com o atual senador Fernando Duere; Anderson Ferreira e Armando Monteiro. Na possibilidade de não entendimento entre o PT e o PSB para as eleições de 2024, até o senador Humberto Costa poderá tentar a reeleição ao lado da governadora Raquel. Levando em consideração essa hipótese à dupla de senadores seria Duere e Humberto, ficaria na sobra Anderson Ferreira e Armando Monteiro.
João Campos pode antecipar alianças de 2026 já em 2024, isso se tratando com o PT do presidente Lula. Ou então, deixar que Humberto Costa possa fazer a escolha do próprio caminho. João Campos já tem um candidato a senador, o nome de Miguel Coelho foi anunciado com antecedência pelo ex-senador Fernando Bezerra. Restam dois outros nomes para João Campos trabalhar, Silvio Costa Filho e Marília Arraes.
Se o presidente Lula estiver bem como esteve em 2006, provavelmente Humberto Costa queira tentar mais uma vez realizar o sonho de ser governador. Levando em conta essa possibilidade de candidatura de Humberto Costa para governador, seriam formadas três chapas majoritárias de quatro nomes cada. O governo seria disputado por Raquel Lyra (PSDB) tentando a reeleição; João Campos (PSB) e Humberto Costa (PT). Por Didi Galvão