Por Afonso Lima
A Câmara de Vereadores de Petrolina realizou Sessão Solene no Fórum Souza Filho, presidida pelo Vereador Aero Cruz – Presidente do Poder Legislativo, para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao Juiz de Direito e Diretor do Fórum, Doutor Elder Muniz.
O Projeto de Decreto Legislativo da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, foi de iniciativa do vereador Wenderson Batista (Pé de Galo) sendo subscrito pelo vereador Capitão Alencar, sendo a homenagem ao magistrado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na área jurídica e como diretor do fórum da Comarca de Petrolina.
Participaram da solenidade o vereador Elismar Gonçalves, o ex-vereador José Batista da Gama, o presidente da OAB-Petrolina Dr. Marcilio Rubens, representante do Ministério Público, além de servidores do Judiciário, amigos e familiares do homenageado, inclusive o seu pai, o senhor Gilberto Muniz e sua mãe, a senhora Eleone Cruz.
Após as falas em homenagem ao Doutor Elder Muniz, o vereador Wenderson Batista (Pé de Galo) iniciou seu discurso dizendo que sentiu-se muito honrado em prestar a homenagem que representa a maior Comenda do Poder Legislativo, que é a Medalha Dom Malan, já que o magistrado não pode receber o titulo de cidadão Petrolinense por já ser natural de Petrolina.
O parlamentar disse que tem uma grande admiração pelo Doutor Elder Muniz, não só como Juiz de Direito, mas como amigo e um grande ser humano, e que os seus caminhos já se cruzaram muitas vezes, em especial quando o conheceu na ordem na sua loja Maçônica.
Em um breve relato o Vereador Wenderson Batista descreveu a trajetória de sucesso da vida do Doutor Elder Muniz, disse que ele nasceu no Hospital Dom Malan de Petrolina e estudou durante a infância e adolescência na cidade de Jacobina/BA, vindo posteriormente a cursar a Faculdade de Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus/BA.
Lembrou, ainda, que antes do término da graduação, Dr. Elder foi aprovado no concurso público de Analista Judiciário no Tribunal de Justiça de Sergipe, onde, então morando em Aracaju, desempenhou funções de assessoria jurídica entre os anos de 2010 a 2014. Com a colaboração do blog Didi Galvão. #blogcomunidadepetrolina