Em entrevista ao programa Os Pingos nos Is da Jovem Pan nessa quarta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre uma violação do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril de 2018. O deputado federal Filipe Barros, (PSL-PR), relator da PEC do voto impresso na Câmara, também participou da entrevista.
Durante a transmissão, foram divulgadas informações de um inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga a ação de um hacker nos sistemas do TSE. O inquérito ainda não foi concluído
A informação confirma a possibilidade de acesso aos códigos fontes do Tribunal Eleitoral.
“Não tem que ter PEC [do voto impresso] mais. Dados os documentos que estão aqui, o próprio TSE tem que falar amanhã: ‘vamos blindar o sistema de hackers com o voto impresso’”, afirmou Bolsonaro na entrevista.
O presidente publicou o relatório nas redes sociais e disse que o inquérito é um indício de supostas fraudes nas urnas eletrônicas.
Bolsonaro ainda acusou o TSE de omitir o caso.
De acordo com o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), em entrevista ao Boletim da Noite dessa quarta-feira (4), o TSE alegou que os arquivos logs foram apagados:
“Quando é solicitado o arquivo log que demonstra todo o passo a passo do hacker e de qualquer outra pessoa no sistema, e esse arquivo LOG é da empresa terceirizada que cedeu essa senha para o hacker, eles dizem o quê? Que o arquivo log foi apagado”, disse o deputado. Terça Livre
Links dos documentos:
Inquérito 1468 da Polícia Federal: bit.ly/2VymI92
Relatório do TSE: bit.ly/3fwXIpT