O dispositivo é um método contraceptivo seguro, que contém duração média de 10 anos e não possui hormônio.
Por G1 Petrolina
Mulheres do Sertão de Pernambuco estão sendo contempladas com a inserção do método contraceptivo (DIU). Até a quinta-feira (22), o processo de implantação do dispositivo será realizado nos municípios que fazem parte da IX Geres, na região de Ouricuri. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).
Os critérios de para ter acesso ao método inclui mulheres de até 49 anos, em idade fértil. As participações estão sendo realizadas com base em abordagens técnicas e discussões sobre o tema, a fim de que a mulher possa ter informações necessárias e, assim, decida se deseja ou não, utilizar o dispositivo.
Outros municípios já foram beneficiados com a disponibilização do DIU, como Verdejante, Serrita, Terra Nova, Belém de São Francisco, Mirandiba e Cedro e Bodocó. As atividades são realizadas com o acompanhamento da equipe do Termo de Cooperação da Organização Mundial da Saúde (TC/Opas/OMS) com a SES-PE, que tem atuado no fortalecimento das ações da rede obstétrica e neonatal em Pernambuco.
“Essa ação irá contribuir para a efetivação de ações de planejamento reprodutivo no Estado, garantindo o acesso a este método tão eficaz e seguro”, afirma a assessora técnica do TC/OPAS/SES para obstetrícia, Hérika Dantas.