Pernambuco contabiliza quase 12 mil divórcios durante a pandemia

Cerca de 12 mil divórcios ocorreram durante a pandemia em Pernambuco, anunciou a Defensoria Pública do Estado. De acordo o órgão estatal, no último ano ocorreram 1.113 ações divórcio na Capital e 7.242 nos municípios do interior. Em 2021, os números da Instituição, em Recife, atingiram 352, já nas cidades interioranas 3.161.

Os números foram considerados um “recorde histórico” pela Defensoria Pública e com tendência de crescimento de ações de divórcio em todo País. Ainda de acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil apontam para o acréscimo de 15% em 2020. Ao todo foi contabilizado o quantitativo de 43,8 mil divórcios. Somente em maio e junho, os casos chegaram a marca de 5.306. Em Pernambuco, no mesmo período, a taxa atingiu 80%. Nos cinco primeiros meses de 2021, somou-se 29.985 separações.

Em maio do ano passado, a Corregedoria Nacional de Justiça editou a Portaria nº 100, cujos pressupostos autorizam a efetuação remota de atos, incluindo os divórcios. Contanto que não inclua pendências em questões de guarda, nem entraves relacionados à visitas ou alimentação dos filhos. “Notamos que durante a pandemia, com o teleatendimento, os assistidos entendem que dessa forma vão resolver mais rápido suas questões, pondo fim àquela relação,” afirmou subdefensora Jeovana Colaço, que coordena a seara de atuação da Subdefensoria Cível. Portal PE10

Foto: TJPE/iStock

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *