No Pará, Distritos com seus estudos de Viabilidade prontos, foram entregues na Assembeleia Legislativa, por Lá por exemplo em conjunto com as eleições já foram realizados plebiscito do Distrito de Morais de Almeida, com mais de 94% de aprovação pela criação do município.
O TRE, promulgou a deliberação da resolução que aprovou com folga a nova cidade, dependendo então da sanção do Governador para assim de fato o implante do município. Ocorre que algumas Assembleias possuem entendimento da proibição da emenda 15/96, lei com eficácia limitada, porém já com decisão proferida pelo STF, dando garantia para Estados cumprirem suas leis estaduais até que seja aprovado a lei complementar Federal,
Neste caso em que há uma vacância do congresso Nacional pela omissão da matéria, julgado inconstitucionalidade, uma vez sem as regras editada a referida emenda que estendeu no dispositivo do artigo 18, parágrafo 4, da CF. Um breve histórico acerca do entendimento ocorrido em 2013 em um colóquio federativo, cravou o entendimento que os países emergentes são melhores sustentáveis devido a criação de municípios, que possibilita uma visão administrativa minuciosa, possibilitando o aumento ao Holl da economia aos Estados federados. N
este sentido, a mesma avaliação se deu aos Estados brasileiros, que visualizou elementos narrativos concretos que os com mais número de cidades, conseguiram alçar as chamadas potências no desenvolvimento sustentável e econômico. Neste sentido os integrantes reitores de universidades estaduais e países estrangeiros, concluíram que criar cidades é diferente do pensamento de criar mais cargos públicos, mas sim uma possibilidade real do desenvolvimento e crescimento do Distrito a gerar mais recursos, com uma aplicação concentrada dos recursos sendo aplicados numa situação taticamente evolutiva na desenvoltura econômica, social e cultural em todos os aspectos.
Neste sentido os Estados evoluem suas economias com receitas oriundas de municípios sustentáveis, exemplo: Lagoa Grande, Afrânio, Dormentes, ambos com suas culturas norteadas nas diferentes construções da economia, seja ela ligada a fruticultura irrigada, caprinocultura, entre outros que movimenta emprego e renda. Assim a evolução dos novos municípios trazem benefícios a sociedade.