Dupla de presos fugiu do centro de ressocialização, inaugurado em janeiro de 2018, na madrugada desta terça-feira (12). Unidade reúne 252 detentos.
Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
A dupla fugiu do Módulo B, que reúne os presos de menor periculosidade. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), “um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu e a Delegacia de Captura foi acionada”.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, informou ao G1 que não foi encontrado buraco ou corda na unidade. “A gente lamenta isso e vai investigar as circunstâncias. Queremos saber se houve facilitação de alguma forma”, afirmou o titular da pasta.
Obras
Os trabalhos em Itaquitinga se arrastam há quase uma década. A ideia inicial era fazer um projeto com Parceria Público Privada (PPP), que não deu certo. Em 2012, as obras foram paralisadas. A construção foi reiniciada em 2017 e o primeiro dos cinco módulos foi entregue este ano.
Unidade federal
Em dezembro de 2018, o governo estadual repassou para a União a posse do 3º módulo do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, com capacidade prevista de 300 vagas. A ideia é receber presos sentenciados ou provisórios que se enquadrem no Regime Disciplinar Diferenciado. A obra nesse presídio de segurança máxima federal será monitorada por uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Por G1 PE