Gilvan Silva:
Tudo pode acontecer
O cálculo político por trás da escolha do candidato a vice em uma chapa de prefeito, costuma levar em conta a contribuição do nome para trazer recursos financeiros e midiáticos à campanha, o reforço ou complemento ideológico que significa e a amplitude do eleitorado que poderá ajudar a alcançar. Em uma eleição que se aproxima a passos largos, e que será totalmente diferente de todas as outras que já aconteceram em Petrolina, o que não falta, são bons nomes, e as opções são de fato, como nunca dantes se viu.
Para o eleitor, o candidato a vice em chapa, tem peso menor do que se imagina. Mas, a conversa não é bem assim! Ele é muito importante, e tem peso significativo para as negociações de cargo entre as lideranças partidárias, principalmente para garantir força nas campanhas e até mesmo para afastar queixas sobre falta de representatividade.
Afinal, quem são e o que agregarão cada um dos nomes que poderão ser apontados pelas candidaturas para a vice em Petrolina?
Gabriel Menezes (PSL)
Com o nome de Gabriel Menezes (PSL) a vice em qualquer chapa, o candidato principal ganharia no mínimo duas coisas: respeito e carisma. Menezes, é do tipo que vai para cima, conversa abertamente, tem olhos que falam mais que sua boca. Ele consegue respeito. A outra coisa, e não menos importante, é o carisma. O povo gosta de quem se parece com ele, de quem não se afasta, que não tem “nojinho”, e isso, Gabriel, sabe ter como poucos. Então, em suma, vale à pena nele investir.
Lucinha Mota (PSOL)
Mulher, mãe, e experiencia de vida amplamente vasta. Sofreu, padeceu, e achou na política um meio de buscar justiça. E isso, não apenas por que viveu um momento trágico em sua vida com a perda de uma filha que era seu tudo. Lucinha Mota está na politica por que quer mudança. Qualquer que seja sua posição em relação a 2020, ela já sai vitoriosa. E aquele político, que mirar nela, certamente sai na frente no quesito mobilidade social. Lucinha surpreendeu ao conseguir incríveis 16 mil votos como candidata a deputa estadual. E pode sim, compor com qualquer candidato, uma chapa forte.
Plinio Amorim(sem partido)
Na posição que vai assumir no governo Novo tempo, o professor Plinio Amorim, já deixou rastros de migalhas de pão pelo caminho. Ao aceitar o convite de Miguel Coelho, para ser um dos secretários no município, Amorim só reforça aquilo que pensávamos: ele vai ser vice de alguém. No entanto, essa decisão é muito particular. No entanto, força, competência e toda sorte de bons adjetivos cabem ao rapaz. Será um bom nome.
Cristina Costa (PT)
A trajetória de Cristina Costa é de lutas vitoriosas e incontestes.Cruzou fronteiras antes inimagináveis em Petrolina e Pernambuco. De raiz forte, da escola dos bons, a vereadora não tem mais o que provar. Competente, aguerrida e sem sombras de dúvidas, um nome que é sondado desde de outras épocas. Só enriqueceria qualquer palanque. Aqui não cabe outro adjetivo, senão: vitoriosa.
Ruy Wanderley (PSC)
Chamada por quem o conhece de perto na politica de ” arquiteto de partidos”, o cristão -evangélico, é tido como um dos mais competentes quando o assunto é fazer uma lista de bons candidatos para qualquer disputa. Rejeitou ser vice de Fernando Bezerra, por que prometera ao seus aliados partidários que estaria com eles até o fim. Ruy, deixou de ser prefeito, por ideologia, e quem foi prefeito por dois anos, foi Odacy Amorim, que aceitou o convite de FBC, rejeitado por Ruy. É homem de confiança, de compromisso, e isso conta muito quando se escolhe um parceiro para a politica. Pode ser uma excelente estratégia para quem quer um articulador com referencia.
Edenevaldo Alves ( PPL)
Líder em audiência no Sertão do São Francisco no seu horário, Edenevaldo Alves, tem a cara do seu mentor.Gonzaga Patriota. O deputado Federal, tem no Radialista uma figura de extrema confiança. E não é para menos. O rapaz sempre esteve ao seu lado. Dono de um carisma incontestável, Edenenvaldo, circula facilmente em qualquer área. Atento, inteligente e sobretudo entendido da política nacional e local, ele pode ser indicado por Gonzaga para ser vice na chapa de qualquer candidato. Basta esperar 2020 chegar.
Fonte: Blog: Á LINGUÁ